terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Lages não tem registro de casos de dengue


Lages não tem registro de casos de dengue

Lages não tem registro de casos de dengue





























Primeiro foco de lavas do mosquito foi encotrado em 2009 e, neste ano, apenas um foco foi registrado até o momento.


Foram confirmados 3.774 casos de dengue no Brasil, de janeiro a novembro deste ano. Em 2011, durante o mesmo período foram 10.507 casos. Um levantamento divulgado esta semana pelo Ministério da Saúde indica que 77 municípios brasileiros estão em situação de risco para a dengue, incluindo uma capital, Porto Velho (RO).

Em Lages, ainda não há registro de casos positivos da doença. No ano passado, foram quatro registros e neste ano, apenas um, em janeiro. O primeiro foco na cidade foi encontrado em 2009. O local, que fica no Centro de Lages, foi monitorado durante três meses.

Com as altas temperaturas e as chuvas rápidas, típicas do verão, são formados os locais mais propensos para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. “Ainda não temos registro, mas não se sabe por quanto tempo a cidade vai ficar livre, pois com as constantes viagens dos moradores da região para o litoral, onde há registros significativos de proliferação do transmissor, as larvas do mosquito podem vir na bagagem. Além disso, com as férias, há um aumento de circulação de pessoas vindas de outras cidades que possuem o registro da doença”, explica a gerente da vigilância epidemiológica de Lages, Márcia Spíndola.

A vigilância epidemiológica possui armadilhas com água  limpa parada, colocada em pneus, a cada 100 imóveis, somando 630 na cidade. A fiscalização nestes pontos acontece semanalmente. Também estão cadastrados 260 pontos estratégicos que são visitados toda semana pelos onze fiscais, entre eles, borracharias, ferro-velho, floriculturas, cemitérios, entre outros.

De acordo com a pesquisa do Ministério da Saúde, nos municípios em situação de risco, onde vivem mais de 5,7 milhões de pessoas, mais de 3,9% dos imóveis pesquisados apresentam larvas do mosquito. Por outro lado, foi constatado que os casos graves da doença caíram 64%.
Além disso, 375 cidades estão em situação de alerta para a dengue (índice de infestação entre 1% e 3,9%), enquanto 787 registraram índices considerados satisfatórios (menores que 1%). A pesquisa foi realizada em 1.239 municípios brasileiros.


Dicas para eliminar os focos da doença


• Não deixe locais que acumulem água descobertos por muito tempo;

• Não deixe a água se acumular em vasos e jarros de flores. Uma boa dica é colocar areia no prato do vaso.

• O Aedes aegypti põe ovos na água acumulada dentro de pneus velhos. Não os deixe expostos ao tempo.

• Caixas d’água, tambores e cisternas devem ficar bem fechados, sem frestas.

•Garrafas vazias devem ficar de cabeça para baixo.
• Mantenha o lixo tampado e seco.

• Jogue, quinzenalmente, desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.

• Retire a água e limpe as bandejas externa de geladeiras.

• Retire a água acumulada na laje.

•Evite acumular entulhos. Eles podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.

Biólogo Responsável: Márcio Rodrigues da Silva

Fonte: Correio Lageano (http://www.clmais.com.br/informacao/45925/lages-n%C3%A3o-tem-registro-de-casos-de-dengue)

3 comentários:

  1. eu liguei e não fui atendida pelo Marcio qque não se encontava, falando que havia encontrado um musquito maior que um pernilongo e preto om manchas brancas no corpo e pernas, pediram pra mim ligar a tarde ,liguei novamente o Marcio não estava e não tem ninguem pra pegar e anotar oque agente tem pra falar,só pedem pra ligar mais tarde,sera que não temos o que fazer. aqui é do bairro da Bates, na rua lopes pinto arruda que foi feito essa reclamação.

    ResponderExcluir
  2. eu liguei e não fui atendida pelo Marcio qque não se encontava, falando que havia encontrado um musquito maior que um pernilongo e preto om manchas brancas no corpo e pernas, pediram pra mim ligar a tarde ,liguei novamente o Marcio não estava e não tem ninguem pra pegar e anotar oque agente tem pra falar,só pedem pra ligar mais tarde,sera que não temos o que fazer. aqui é do bairro da Bates, na rua lopes pinto arruda que foi feito essa reclamação.

    ResponderExcluir
  3. eu liguei e não fui atendida pelo Marcio que não se encontava, falando que havia encontrado um musquito maior que um pernilongo e preto com manchas brancas no corpo e pernas, pediram pra mim ligar a tarde ,liguei novamente o Marcio não estava e não tem ninguem pra pegar e anotar oque agente tem pra falar,só pedem pra ligar mais tarde,sera que não temos o que fazer. aqui é do bairro da Bates, na rua lopes pinto arruda que foi feito essa reclamação.

    ResponderExcluir